Livrarias e biblioteca pública em Vancouver – Canadá

Voltar de viagem tem alguns pontos bons, certo?! haha Mas é tão difícil, depois de se acostumar a determinado país, ter que voltar para o teu. Não é novidade pra ninguém que o Brasil é cheio de problemas. Mas quando tu viajas para um país no qual as coisas funcionam (trânsito, política, impostos, educação…), o buraco é bem mais embaixo. Tudo de ruim que tu achava que sabia sobre teu país, acaba se multiplicando quando tu vivencia a realidade de um lugar em que as coisas funcionam. Foi totalmente o meu caso, em sair de Porto Alegre e ir passar um mês em Vancouver, no Canadá. Mas enfim, esse não é o assunto do post. Vim aqui pra mostrar a minha impressão sobre Livrarias e bibliotecas públicas em Vancouver.

Eu fiquei morando durante esse tempo numa homestay, que fica situada em North Vancouver. Lá é lindo, by the way. Árvores para todos os lados, musgo cobrindo totalmente as florestas (então pra onde quer que se olhe, tem o verdinho nas plantas) e esquilos passeando na calçada junto contigo. North Vancouver fica a pelo menos 35-40 minutos de Downtown (centro), e esse lado da cidade acaba não sendo muito ‘turistado’ por ser mais afastado (mas deveria! Tem tantos lugares pra se fazer trilha e ficar em contato com a natureza – de graça –  e que a maioria das pessoas nem sonham…). Digo tudo isso, porque nesse lugar ‘mais ou menos’ afastado do centro, tem uma biblioteca pública. Bem simples e modesta. Mas tem. Qualquer um que faça o cadastro com eles, está apto a entrar na biblioteca, pegar alguns livros, ler revistas, estudar… Eu não cheguei a entrar lá, mas de fora me pareceu um lugar bem aconchegante.

DSCN4915

Falando agora sobre Downtown. Eu não sei na cidade de vocês, mas o tipo de livraria que eu costumo frequentar aqui em Porto Alegre é do tipo de estrutura oferecida pela Livraria Cultura, por exemplo. Um lugar enorme, com muitos livros e lugares que tu pode sentar para dar uma olhadinha no livro, antes de levar para casa. Infelizmente e, pra minha decepção, Vancouver não me proporcionou nada disso. Todas as livrarias pelas quais eu passava, me pareciam mais sebos e lugares que são muito bagunçados, do que uma livraria. Não que livrarias precisem ser prédios enormes e cheios de luxo, não é isso. Mas o mínimo pra mim, é passar uma impressão de organização e aconchego. Passar a impressão de que aquele cantinho ali vale a pena ser visitado e que os livros nas prateleiras querem muito te conhecer. haha
Obviamente que Vancouver é enorme. Não explorei cada canto da cidade, então talvez eu possa não ter conhecido a grande livraria da cidade. Mas pelas quais eu passei (e foram várias!), não gostei de nenhuma. A decepção foi tão grande que nem vontade de entrar eu tinha.

3d-abstract-buildings-city-vancouver-public-library-nature-picture-british-columbia-hd-wallpaper

Já a Biblioteca pública em Downtown é pra se apaixonar! Que prédio lindo e que estrutura fantástica! O nome dela é Vancouver Public Library (VPL). Lá, qualquer pessoa pode fazer o cartão da biblioteca, desde que se comprove residência ou no caso de estrangeiros, que comprove que vai ficar por no mínimo 6 meses no país. Eu não cheguei a entrar lá (INFELIZMENTE), mas sei que o ‘estoque’ deles vai desde livros de ficção até livros pra estudos mesmo. Sem contar no sistema que as bibliotecas públicas de Vancouver têm, de tu poder pegar um livro em uma biblioteca e devolver em outra, pois o sistema delas são interligados. Eu acabei correndo pra conhecer o maior número de pontos turísticos e não turísticos que consegui, por isso acabou não dando tempo de entrar e explorar ela. Mas sem dúvidas, pra quem gosta de ler, é um passeio que vale e muito a pena! Esse espetáculo de biblioteca pública fica localizada na 350 West Georgia Street.

DSCN3758

??????????

E pra vocês, existe alguma biblioteca pública no qual vale muito a pena visitar??

P.S As duas últimas fotos são minhas.

Anúncios

Publicado em 10 de fevereiro de 2014, em Notícias e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: